
"
Todos somos com
positores" e "
Totoloto Musical"
foram dois jogos, entre outras joguetes, aplicados ao projecto
Música na Escola com a
Orquestra Filarmonia das Beiras, no fim de fevereiro e o início de março. Um concerto pedagógico e lúdico onde as crianças poderam experimentar na pele as sensações de serem compositores.
Vou descreve-los para quem estiver interessado porque podem sempre ser utilizados novamente, com as devidas adaptações, para incentivar pequenos compositores.

"Todos somos compositores" baseado no jogo ABACA (brevemente neste blog) foi o tema do concerto e uma forma de recompor a obra "10 vocalizos para Leonor e Arcos" de Eurico Carrapatoso. mas pode ser aplicado a qualquer obra musical ou sequência de sons. Foram escolhidos 5 dos dez vocalizos e 5 crianças subiram ao palco, para ouvir o tema correspondente à cadeira que escolheram (entre 5) . Um de cada vez andaram pelo meio da orquestra enquanto esta executava o seu tema. A plateia, por sua vez, foi convidada a imaginar o que ouviria o pequeno compositor durante o seu percurso de descoberta. No fim de cada tema alguma perguntas e respostas clarificaram as suas características. E , no fim dos 5 temas os miúdos trocaram de cadeira mudando a ordem de execução da obra segundo os seus gostos próprios e ajudados pela inspiração que o seu tema lhe deu. E finalmente a orquestra tocou o 5 temas mas desta vez na ordem que os pequenos compositores escolheram.
Variante: Cada jogador pode antes de escolher o seu tema, ouvir dois temas sentando-se ora numa cadeira ora noutra. Isto aumenta os níveis de tomada de decisão.

O "Totoloto musical" foi um concurso proposto a todas as escolas participantes e cada turma preencheu um boletim de quadrículas em que a vertical representavam a altura das notas e a

horizontal o tempo. Através desta grelha preenchida com a ajuda de algumas regras básicas de composição os alunos competiram por um prémio para a melhor melodia e a plateia foi o júri sem saber a quem pertencia cada melodia.
fotos Léa Prisca López
Sem comentários:
Enviar um comentário