sexta-feira, 9 de setembro de 2016

V Jornadas da História dos jogos em Portugal

Como não poderia deixar de ser vamos marcar presença nas V Jornadas da História dos jogos em Portugal. Iniciativa da Associação de Jogos Tradicionais da Guarda, o Instituto Politécnico da Guarda, a Universidade Aberta, a Asociación Cultural la Tanguilla (Espanha), a Universidade de Lisboa, o Instituto Europeu de Ciências da Cultura Padre Manuel Antunes e a Aquitaine Sports Pour Tous (França). O tema este ano é “Os Jogos no Espaço Atlântico”

São 3 as actividades que vamos dinamizar:

28 SETEMBRO - Workshop - "Ginásio Musical - um laboratório para o jogo musical"
Sinopse: Num contexto informal e lúdico para adultos (professores, educadores, actores, curiosos e também músicos, com ou sem experiência), este workshop promove a exploração sonora e musical através de jogos originais bem como a criação de novos jogos, misturando saberes e conquistando novos paradigmas. Destinado a pessoas com curiosidade e vontade de experimentar novas formas de fazer, são momentos para o desenvolvimento pessoal e colectivo da criatividade. Além de funcionar como terapia ou relaxamento activo, é também um espaço de pesquisa de soluções criativas e divertidas para aplicar nos contextos de trabalho, dos amigos e da família de cada um. 
Orientador: Bitocas Fernandes (O Jogo Aberto/Glocalmusic)


29 SETEMBRO - Palestra activa - "Miixer 3.0 - uma nova semântica para a ludicidade musical"

Tópicos a abordar:
-Peças para um jogo musical
-Música semântica
-A cooperação espontânea
-A liderança distribuída
Música semântica ou o jogo simbólico-musical. Uma metáfora não electrónica das tecnologias de produção áudio ou, por outro lado, uma diversão séria com a música e com a criatividade.
Orador: Bitocas Fernandes (O Jogo Aberto/Glocalmusic)


1 OUTUBRO - "OptiMiixer - Uma instalação musical interactiva"

OptiMiixer é uma instalação, mas daquelas em que se pode mexer. É um brinquedo musical para todas as idades. Qualquer pessoa pode experimentar, fazer música espontânea, mistura-la ou simplesmente divertir-se observando uma paródia criativa cheia de surpresas.
Esta instalação/brinquedo consta de uma série de instrumentos musicais não convencionais instalados numa meia lua e, ao centro, o motor de um jogo colaboratovo: uma mesa de mistura mágica (metáfora da tecnologia audio mas sem electrónica).
Esta engenho, assente num modelo pedagógico singular, desenvolve nos participantes, de forma lúdica, princípios de cidadania, respeito, criatividade e cooperação através de jogos de improvisação musical.

Dinamizador: Bitocas Fernandes (O Jogo Aberto/Glocalmusic)

Sem comentários: