sábado, 3 de março de 2007

3º oficina no parque - Micro e macro gesto

Mais uma sessão na Alta Vila desta vez dedicada ao micro e macro gestos.

1ª parte
Partindo da diferença entre comunicar unicamente com a voz e o corpo em que o gesto funciona, regra geral, como complemento da comunicação e logo afastado da nossa atenção consciente e, por outro lado, utilizando instrumentos musicais ou objectos em que o gesto passa a ser mais consciente aumentando assim o poder informativo da comunicação.


Simplificando:

Macro-gesto : Varas voadoras. Utilização de varas de bambu que atiradas de mão em mão e largando sons informativos, por quem envia ora por quem recebe, no momento do lançamento, da recepção e durante o vôo. O resultado é uma dança sonora que com o tempo atinge elevados niveis de concentração, sincronismo e energia.

Micro-gesto: Canto esferográfico. Esferográficas que deslizam em folhas de papel sobre mesa de madeira dura para que dai resulte o som do deslizar. Através de uma progressão de exercícios vemos as esferográficas como personagens, pequenas marionetes que nas nossas mãos dançam, musicam e deixam pintado o registo da sua coreografia. Uma mistura de música, dança, e pintura.























2ª parte: O Jogos escolhidos, desta vez fomos paqrar ao meio do parque.

Micado Sonoro - Um jogo baseado no conhecido micado mas com algumas adaptações. Juntam-se vários paus ou galhos grandes, deixam-se cair no chão e ficam uns sobre os outros. Cada jogador na sua vez tenta retirar um pau sem que este faça ruido, cabe aos restantes jogadores denunciar os ruidos imitando-os sempre que os ouvem.

Variantes:
-Dois ou mais pessoas são necessárias para considerar válida a denuncia de ruido.
-Em vez de paus usar objectos ruidosos em cima de uma manta ou mesa.

3ª parte - fábrica de jogos

A partir das propostas dos participantes:
- equilíbrio entre som e silêncio
- rítmo e movimento
- rapidez de reacção
Mais dois jogos surgiram: Pulsar e Silêncio Secreto



fotos Léa Prisca López

Sem comentários: